Quem somos e ao que vimos
Somos um grupo de professores que pugnam por uma
educação de qualidade nas nossas escolas e que entendem que esta pretensão se
encontra bloqueada sem remédio enquanto não houver uma mudança de fundo nas
políticas educativas em Portugal.
Surgimos à luz do dia num momento em que está em curso
um novo ataque, de proporções nunca vistas, aos professores e à educação
pública. Depois do despedimento em massa dos professores contratados,
pretende-se agora despedir também em massa os professores do quadro, tornando
as condições de trabalho dos que vão sobrevivendo num verdadeiro inferno e
apresentando-se como uma inevitabilidade a entrega da gestão da escola pública
a grandes grupos económicos privados. É esta a hora em que os professores se
têm de unir de novo para dizer “basta!” e não recuar perante a evidência de que
um governo que tanto mal faz à educação pública tem de ser urgentemente
derrubado.
Ao colocar-se a questão da substituição do actual
governo, tem de clarificar-se o sentido e o conteúdo das mudanças a operar nas
políticas e na organização do sistema educativo. Neste ponto, consideramos que
essas mudanças têm como pressuposto a revogação de quase toda a legislação em
matéria de educação produzida desde a governação da dupla Sócrates/Lurdes
Rodrigues até hoje. Esta consideração não significa, longe disso, uma
concordância com tudo o que existia antes de se iniciar, há cerca de sete anos,
a presente vaga de ataques à profissão docente e à educação pública. Significa
sim a convicção de que as mudanças que se impõem na área educativa deverão
desenvolver-se num sentido diametralmente oposto ao que tem vindo a ser
seguido.
Entendemos assim que é uma ilusão querer construir
seja o que for de bom na educação pública sobre o edifício podre e carcomido
que hoje temos. Somos sensíveis ao argumento de que esse edifício tem os seus
alicerces mais recentes na chamada reforma Roberto Carneiro, a qual tinha (e
tem) como eixo central a empresarialização das escolas e a liberalização
económica da actividade educativa. Propomo-nos por isso revisitar e renovar os
debates sobre a educação pública que se seguiram ao 25 de Abril de 1974, os que
acompanharam aquela reforma e os que lhe sucederam no virar do milénio.
No tempo actual, é urgente cavar trincheiras para
impedir que novos ataques à escola pública e à dignidade da profissão docente
sejam concretizados. Mas, ao fazê-lo, não devemos perder de vista a necessidade
de pôr de pé um amplo programa de mudanças na educação pública em Portugal. Com
este blogue propomo-nos promover um amplo debate sobre os temas e as propostas
mais importantes que hão-de integrar esse programa de mudanças. Contamos com
todos – autores, comentadores, leitores – para que este objectivo seja
alcançado.
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