terça-feira, 25 de junho de 2013

Valeu a pena !

Ainda a quente...

Valeu a pena !
Encerrou-se hoje de forma vitoriosa um capítulo da luta que os professores e restantes trabalhadores portuguese têm pela frente nos tempos mais próximos. Foi uma luta prolongada, desgastante, onde sobressaiu, apesar da minoria acéfala, a união e força dos professores. Não conseguimos impor tudo o que pretendíamos e seria mais que justo, de qualquer modo, com o entendimento, (satisfatório) ao pararmos no imediato os intentos mais tenebrosos e gravosos do governo fascista Passos/Portas demos um passo em frente. Comprovou-se que é possível em próximas batalhas avançar mais e inscrever em forma de lei e de prática melhores condições para o exercício da profissão docente e de salvaguarda da escola pública. Ganhámos, mas não podemos ficar por aqui. As 35 horas terão de ser, custe o que custar o ponto de partida para os horários dos professores, a mobilidade especial tem que morrer de vez. Crato tem de ir para a rua. Está provado que encarnou a figura do Nero da escola pública e do mata-professores, foi ao tapete, mas não chega, precisamos de bani-lo do poder e com ele devem ir os mandantes Passos e Portas.
Esta vitória da força, da união e da organização dos professores terá de continuar e de melhorar. Teremos pela frente um final de ano menos sombrio, uma hipótese de concluirmos com menos angústia e sofrimento um ano lectivo dos mais difíceis de sempre. Terminou apenas uma batalha, grande e importante é verdade, ainda assim, a guerra está só suspensa, os “lobos” continuam à espreita e se apanharem o rebanho distraído atacarão de novo. De qualquer modo, fica a lição: os cordeiros unidos, com a razão e a justiça do seu lado transformar-se-ão em tigres.
 Apesar da aparente bonança que se avizinha, o país precisa de nós, da nossa luta da nossa força. Dia 27 temos que mostrar que queremos melhor educação, queremos mais e melhor escola pública,  queremos um país sem austeridade, livre de ocupantes sejam eles troicas ou outros bilderbergs que tais, por isso, vamos à luta, vamos à greve para ajudar a derrubar os farsantes que nos desgovernam.


Luís Sérgio

4 comentários:

  1. Completamente de acordo com este post do Luís Sérgio. Adiámos o inferno, temos agora que liquidar o diabo. Demonstrámos que a unidade na luta e objectivos claros podem mover montanhas. Desta vez, os dirigentes sindicais estiveram à altura das suas responsabilidades. Para além de se tentarem vingar da derrota como puderem e se os deixarmos, despedindo o máximo de professores contratados e humilhando e massacrando os que não tiverem horário lectivo normal, o esforço principal do governo e do ministério vão ser dirigidos este ano para a privatização da escola pública, via contratos de autonomia e "municipalização" da gestão, e também para tentar eliminar o direito à greve por parte dos professores. A ver se os conseguimos deitar abaixo, quanto mais depressa melhor.

    Leopoldo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Leopoldo , é isso , temos que nos preparar para as batalhas seguintes que não serão fáceis.
      Alías , os facínoras já estão a preparar um "novo modelo de financiamento das escolas", algo que teremos de ver com atenção.
      Abraço,

      Luís Sérgio

      Eliminar
  2. Caro Luís Sérgio:

    Depois de ler o teu post ia começar este comentário dizendo que é a primeira vez que discordo de ti! Mas depois de ler o comentário do Leopoldo, retiro isso porque, de facto, anda aí um diabo à solta...um diabo que se chama ENGANO!

    Porque a grande FARSA continua! A DESINFORMAÇÃO ou a tentativa de MANIPULAÇÃO da opinião pública estão sempre presentes! O problema é que nós fomos enganados (daí a minha discordância com o "terminou apenas uma batalha" - penso que não a ganhámos)!!!

    Ora vejamos: «o aumento do horário de trabalho de 35 para 40 horas semanais incide apenas na "componente não letiva de trabalho individual"». Sim, mas não dizem que no 1º Ciclo cada Professor tem no seu horário 1.30h semanais de Apoio ao Estudo - atividade direta com os alunos - integrada nessa chamada "componente não letiva"! BASTA CHAMAR-SE UMA COISA ÀQUILO QUE O NÃO É!

    Por que motivo se vão aumentar estas 5 horas na componente não letiva? FÁCIL: os docentes das AEC's contratados vão embora - as Câmaras poupam estas verbas!!! O que se segue? Os Professores do 1º CEB garantem na sua componente não letiva estas AEC´s: quem é de Ed. Física dará Ed. Física e Desportiva, quem é de Inglês dará AEC de Inglês e se não houver ninguém de Ed. Musical "inventa-se" uma AEC de Francês que será assegurada por quem for de Francês... ou então inventa-se uma AEC de "origami"... ou de matraquilhos... que qualquer um assumirá... e assim ficará o horário dos alunos assegurado das 9.00 às 17.30.

    PPC disse hoje no debate quinzenal que há muitos Professores que até trabalham mais de 40 horas... então aquelas 5 horitas serão só para os que ainda não atingiram as 40?

    Abraço grande para todos!

    ResponderEliminar
  3. Caro Armando,
    Podes discordar de mim à vontade, de certeza que por isso não terás um processo disciplinar...
    Não conhecia os aspectos do 1ºciclo que apresentas. E por que razão falo em vitória, em primeiro lugar, no essencial impedimos, para já, o governo de nos levar ao "inferno", como disse o Leopoldo. Foi também uma vitória porque os professores lutaram como nunca, com grande mobilização e de forma prolongada. Estamos ainda, muito longe de ter ganho a guerra, mas esta batalha deixou-nos mais fortes e contribuiu para o enfraquecimento do governo e das suas posições.
    A melhor imagem que encontro para o que se está a passar e passou , é a das guerras medievais pela tomada de castelos ( o castelo é a escola), o inimigo tentou tomar de assalto o castelo, conseguimos unir forças, rechaçar essa investida e impor-lhes algumas baixas, afastámo-los para uma boa distância deixando o caminho livre para recuperarmos energias, arranjar reforços, mantimentos e aliados para de vez os vencermos. Vencemos a batalha é um facto, mas a guerra está no ar e suspensa, em Setembro, com mais soldados e generais com estratégia aferida e reforçada será possivel corrê-los para fora das nossas fronteiras.Assim o espero , assim o desejo.
    Grande abraço,
    Luís Sérgio
    Ps.
    tal como referi no comentário ao Leopoldo, essa corja prepara já um "novo modelo de financiamento da escola pública", temos de estar muito atentos, não podemos baixar a guarda e como tu sabes também ou melhor que eu , pode ser fatal.

    ResponderEliminar